Empresário transforma lixo em energia elétrica em fazenda na Amazônia
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Um empresário de Manaus, no Amazonas, está produzindo energia elétrica por meio de uma usina cuja matéria orgânica é encontrada no lixo e em estações de tratamento de resíduos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais da metade das cidades brasileiras despeja lixo em locais abertos. No Pará, o índice é maior que 90%. Manaus é a primeira cidade brasileira em que as novas construções precisam ter rede de tratamento de esgoto.
A fazenda do empresário Fernando Garcia aproveita o resíduo gerado por uma escola do município, por exemplo. Ele também utiliza o esgoto produzido a partir do dejetos de cabritos e o lixo orgânico recolhido nas ruas.
Tudo vai para uma usina que aproveita o calor do sol para transformar o material orgânico em energia elétrica. "O projeto implantado no conceito de uma cidade poderia reduzir em até 60% o volume do lixo destinado a um aterro sanitário", diz ele.
Na usina, o calor transforma o material orgânico em metano e hidrogênio, que servem de combustível para um motor que gera energia elétrica limpa. O protótipo montado na zona rural de Manaus terá capacidade para gerar energia suficiente para iluminar uma vila com 60 casas, por exemplo. A energia é produzida a partir da transformação de 50 toneladas de resíduos por dia.
Postado por
claudir Albuquerque de Araújo
às
06:41
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário