Pássaros da Amazônia Associados ao Bambu

terça-feira, 28 de setembro de 2010


Bambu e a Biodiversidade de Pássaros na Amazônia

As áreas de floresta tropical localizadas nas planícies da Amazônia possuem o mais alto número de espécies de pássaros do mundo, algumas com mais de 550 espécies (Kratter, 1997). Um dos motivos dessa excepcional riqueza de espécies de pássaros é a imensa variedade de florestas e outros habitats na Amazônia. Para determinar a contribuição do bambu à riqueza total de espécies de pássaros, Kratter pesquisou pássaros que viviam em extensivos arbustos de bambu gigante (Guadua weberbaureri) ao longo do rio Tambopata, no Peru, um tributário do rio Amazonas. Ele constatou que 25 entre cerca de 440 espécies de pássaros que viviam na área estavam confinadas aos arbustos de bambu. Portanto, esse estudo demonstrou que os pássaros que dependiam do bambu compreendiam uma parte significativa (6%) da biodiversidade total de pássaros da área.

No leste da Amazônia, Zimmer et al. (1997) pesquisaram os pássaros da Região de Alta Floresta no estado de Mato Grosso, Brasil. Entre as 474 espécies de pássaros registradas na área, 18 estavam confinadas a talhões de bambu dentro da floresta. Portanto, 4% do total de espécies de pássaros da Região de Alta Floresta eram especializadas em bambu.

Espécies de Pássaros Confinadas a Arbustos de Bambu



Agora apresentamos uma lista de espécies de pássaros confinadas a arbustos de bambu na Amazônia. É difícil compilar esse tipo de lista porque algumas espécies demonstram uma variação em sua dependência do bambu. Por exemplo, no estado do Mato Grosso, o barranqueiro-de-coroa-castanha (Automolus rufipileatus) é reportado como confinado grandemente a talões de bambu na floresta (Zimmer et al. 1997). No leste do Peru, a mesma espécie também está grandemente associada ao bambu, mas sabe-se que isso também ocorre em canas (Gynerium sp.) e espaços de quedas de árvores (Kratter, 1997). A maria-cabeçuda (Ramphotrigon megacephala), uma espécie encontrada na Amazônia e na Mata Atlântica é outro exemplo. Na Amazônia, esse pássaro foi reportado como “bastante ou totalmente confinado a arbustos de bambu”, enquanto na Mata Atlântica no sudeste do Brasil, “parece ser encontrado onde o bambu é um componente dominante do sub-bosque da floresta (Ridgely e Tutor, 1994)". A variação da associação com o bambu pode ser o resultado de muitos fatores diferentes, como a variação no número de inimigos (concorrentes ou predadores) ou a escassez de arbustos de bambu para as espécies de pássaros que dependem dessa planta.

Reconhecendo que a dependência do bambu pode variar de região para região, nossa lista inclui todas as espécies de pássaros reportadas como confinadas a arbustos de bambu em pelo menos uma das regiões da Amazônia. Nossa lista foi compilada a partir dos estudos de Parker (1982), Pierpoint e Fitzpatrick (1983), Terborgh et al. (1984); Parker e Remsen (1987), Ridgely e Tutor (1989, 1994), Parker et al. (1997), Zimmer et al. (1997), Kratter (1997) e Aleixo et al. (2000). Ela compreende as 34 espécies relacionadas abaixo:

    Inhambu-guaçu (Crypturellus obsoletus)
    Saci-pavão (Dromococcyx pavoninus)
    Rapazinho-de-boné-vermelho (Bucco macrodactylus)
    Tanguru-pará (Monasa flavirostris)
    Freirinha-de-coroa-castanha (Nonnula ruficapilla)
    Picapau-anão-ferrugem (Picumnus rufiventris)
    Picapau-lindo (Celeus spectabilis)
    Arapaçu-de-bico-torto (Campylorhamphus trochilirostris)
    João-do-norte (Synallaxis cabanisi)
    Puruchém (Synallaxis cherriei)
    Limpa-folha-de-bico-virado (Simoxenops ucayalae)
    Barranqueiro-de-coroa-castanha (Automolus rufipileatus)
    Barranqueiro-escuro (Automolus melanopezus)
    Barranqueiro-ferrugem (Automolus rubiginosus)
    Barranqueiro-de-topete (Anabazenops dorsalis)
    Choca-do-bambu (Cymbilaimus sanctaemariae)
    Choca-lista (Thamnophilus aethiops)
    Choquinha-de-flanco-branco (Myrmotherula axillaris)
    Choquinha-de-ihering (Myrmotherula iheringi)
    Choquinha-ornada (Myrmotherula ornata)
    Choquinha-de-bando (Microrhopias quixensis)
    Trovoada-listrada (Drymophila devillei)
    Formigueiro-do-bambu (Percnostola lophotes)
    Formigueiro-de-goeldi (Myrmeciza goeldii)
    Formigueiro-de-cauda-castanha (Myrmeciza hemimelaena)
    Chororó-de-Manu (Cercomacra manu)
    Torom-torom (Hylopezus berlepschi)
    Marianinha-amarela (Capsiempis flaveola)
    Maria-de-peito-machetado (Hemitriccus flammulatus)
    Tiririzinho-de-bochecha-branca (Poecilotriccus albifacies)
    Maria-cabeçuda (Ramphotrigon megacephala)
    Maria-de-cauda-escura (Ramphotrigon fuscicauda)
    Garrincha-de-bigode (Thryothorus genibarbis)
    Papa-capim-cigarra (Sporophila schistacea)

Um pássaro de especial interesse nessa lista é o pica-pau lindo (Celeus spectabilis), um pica-pau especializado em alimentar-se das formigas que vivem dentro de troncos ocos de bambu (Kratter 1997, 1998).

A lista acima contém apenas espécies de pássaros confinadas a arbustos de bambu. Outras espécies podem ocorrer em florestas mistas, ser especializadas em forragem em bambu ou usá-lo como cobertura, mas não foram incluídas na lista porque ocorrem fora de talhões puros de bambu. Entretanto, nos vários habitats onde esses pássaros ocorrem, o bambu pode ser um elemento muito significativo ou importante dentro de sua ecologia.

0 comentários: